GEORGE BÜCHNER (1813 – 1837) George Büchner costuma ser chamado de “o pai do teatro moderno”, o que é estranho ao se considerar o fato de que nenhuma de suas peças foi encenada durante sua breve vida e que o conjunto de sua obra é pequeno. Escreveu uma comédia romântica, Leonce e Lena, e duas tragédias históricas, A morte de Danton e Woyzeck. Infelizmente, essa última ainda não havia sido concluída quando Büchner morreu de tifo, com apenas 23 anos. Posteriormente, ganhou uma célebre adaptação para a ópera, do compositor Allan Berg, encenada pela primeira vez em 1925.
Passaram-se quase 60 anos entre a morte de Büchner e a primeira apresentação de Leonce e Lena na Alemanha. A demora pode ter sido em decorrência da morte precoce do autor, mas também serve de indicação de como ele estava adiante de seu tempo. Descrevia personagens proletários e as obras são notáveis pelo espírito revolucionário. A morte de Danton apresenta a desilusão do ativista George Danton em relação à Revolução Francesa. Woyzeck lida com a sorte de um oprimido soldado eslavo.
As obras de Büchner refletem as tendências políticas do autor. Nascido em uma família de classe média, ele estudou zoologia e anatomia comparada em Estrasburgo. Também se tornou um radical, vindo a fundar o grupo revolucionário “Sociedade dos Direitos Humanos”. Em 1834, escreveu e distribuiu um panfleto político ilegal, que o levou a ser denunciado às autoridades, embora ele tenha negado a autoria. Assustado, pouco depois fugiu para a França e, em seguida, para a Suíça. Passou o resto da vida no exílio, sem voltar a se envolver em atividades políticas, mas continuou a escrever ficção, usando a literatura
como um meio extravasar suas críticas às convenções sociais. O estilo e o conteúdo inovador de suas obras levaram-no a ser saudado como o antecessor do naturalismo e do expressionismo.
(PATRICK, Julian. 501 Grandes escritores. Rio de Janeiro: Sextante, 2009).
De acordo com o autor do texto, julgue os itens
a seguir e, ao final, assinale a alternativa
correta:
I – Büchner foi sempre um defensor das convenções de seu tempo.
II – Büchner nasceu e faleceu na segunda metade do século XIX.
III – A obra Leonce e Lena é uma comédia romântica.