Franco Jr., em sua obra A Idade Média: o Nascimento do Ocidente (2001), ao descrever a história do período medieval, exemplifica as mudanças culturais com a figura abaixo, denominada “Dança macabra”, uma xilogravura italiana de 1486. De acordo com o autor, analise as seguintes assertivas:


I. Até por volta de 1350, a morte era raramente retratada e, quando o era, tratava-se de uma mensageira do mundo divino.
II. A morte tornou-se um tema raro na arte e na literatura da Idade Média, representada como uma força impessoal, com iniciativa própria, que atinge a todos, poderosos e humildes, clérigos e leigos, jovens e velhos, virtuosos e pecadores.
III. O significado da morte alterou-se e, com ele, toda uma sensibilidade: perdendo qualquer conotação ética, atingindo a todos indistintamente — na presente figura, um bispo e um homem rico — a morte deixou de ter natureza cristã. Caminhava-se para uma nova espiritualidade, questionava-se o poder de intercessão da Igreja e preparava-se terreno para o Protestantismo.
Quais estão corretas?