Fayga Ostrower, em seu livro “Criatividade e processos de criação”, defende que o processo criador também é, embora imaginativo, concreto. O artista sempre parte do que já sabe para chegar a um novo conhecimento. Assim, vai expandindo seu domínio sobre a linguagem e o material que utiliza, de modo que o conhecimento intelectual nunca precisa inibir a verdadeira criatividade. Portanto, de acordo com a autora:
Questão
2017
IBADE
Secretaria de Estado de Administração da Paraíba
Professor de Educação Básica 3 - Artes (SEAD PB)
Fayga-Ostrower-seu65607b76c1
A
o sensível e o intelectual reforçam-se mutuamente, a sensibilidade abre caminho para novos pensamentos e o pensamento estrutura as emoções.
B
as pesquisas e a capacitação discente serão sempre maiores naqueles cursos com maior número de alunos e consequentemente de maior visibilidade externa.
C
o pouco investimento em educação básica por parte das diferentes esferas governamentais gera uma escola mal equipada para atender às necessidades pedagógicas atuais.
D
as habilidades e as competências devem ser avaliadas por meio de testes, construídos por especialistas das diferentes áreas.
E
o conhecimento e a criatividade são analisados através da utilização de técnicas de diagnóstico do nível de aprendizado.