Existem quatro classes principais de lipoproteínas: quilomícron (QM), lipoproteína de densidade muito baixa (VLDL) e lipoproteína de baixa densidade (LDL) e lipoproteína de alta densidade (HDL). Elas podem ser diferenciadas de acordo com a densidade, tamanho da partícula, composição química e mobilidade eletroforética, além de estarem associadas a apolipoproteínas específicas que exercem funções importantes no transporte dos lipídeos.
Assim sendo, faça uma correlação entre as características das lipoproteínas e suas respectivas classes e assinale a alternativa CORRETA.
(1) Possuem 18-22% de proteínas e aproximadamente 50% de colesterol e diâmetro de 180-300 Å. O fígado é responsável pela maior parte da captação. É produzida por meio da metabolização da VLDL.
(2) São produzidas no fígado e abastecem os tecidos do corpo com triglicerídeos endógenos, de origem primariamente hepática. Conferem um aspecto turvo ao plasma quando presentes em excesso.
(3) São partículas produzidas pelo intestino, que transportam lipídeos provenientes da dieta alimentar até os tecidos do organismo. Por apresentarem uma proporção lipídeos/proteínas muito alta, são consideravelmente menos densos do que a água, e assim, flutuam sem necessitar de centrifugação.
(4) Consiste principalmente de proteína, colesterol e apenas traços de triglicerídeos. Produzida no fígado, está envolvida no transporte reverso do colesterol.
A. QM
B. VLDL
C. HDL
D. LDL