Está evidenciado que a litosfera, constituída pela crosta continental e pela crosta oceânica, não é um corpo estático. Apesar da aparente estabilidade e rigidez, a litosfera é dotada de dinamismo alimentado pelas forças do manto e do núcleo. Essas duas partes internas da Terra apresentam material em estado fluido no núcleo (com temperaturas que podem chegar a 4.000oC) e de pastoso a rígido no manto (onde as temperaturas chegam a mais de 2.000oC). Em decorrência de suas características físico-químicas, toda essa enorme massa de material apresenta movimentação interna que acaba por se refletir na camada rígida externa, a litosfera. Muitas teorias foram elaboradas para explicar o dinamismo da crosta, isto é: terremotos, vulcanismos, formações de montanhas, falhamentos, metamorfismos, intrusões e dobramentos. Entre estas teorias estão: a teoria da “Isostasia”; a teoria “A Terra se encolhe”; a teoria “A Terra em expansão”; a teoria das “Correntes de convecção e a deriva dos continentes” e a teoria da “Tectônica de placas”.Nas alternativas abaixo, em qual teoria os fenômenos geológicos decorrentes da dinâmica da Terra NÃO estão descritos de forma correta?
Questão
2007
Consulplan
Prefeitura Municipal de Mossoró (RN)
Professor Nível Superior - Geografia (Pref Mossoró/RN)
Esta-evidenciado-que17891712be6
A
A teoria da Isostasia: isostasia é uma palavra de origem grega que significa estar igual, ou seja, em equilíbrio. Essa concepção procura explicar a presença das terras emersas e dos soerguimentos que nela ocorrem pelo mecanismo de compensação e perda de peso. Em outras palavras, as terras emersas, em face de sua menor densidade, flutuam sobre o material mais denso e pouco mais fluido no manto. A ação climática, ao longo do tempo, desgasta as terras emersas por erosão. A perda da massa é transferida para os fundos oceânicos e alivia o peso soerguendo as terras emersas.
B
A Terra se Encolhe: esta teoria apóia-se no fato de que a Terra é um corpo celeste extremamente quente nas partes interiores e que, ao perder calor, diminui de volume. Como a litosfera, apesar de rígida, é extremamente delgada e como o manto e o núcleo estão em permanente estado de fusão, o esfriamento contínuo do magma perturba a litosfera. Essa perturbação é fruto da perda de volume e das pressões magmáticas, que se manifestam através do vulcanismo e dos abalos sísmicos. Por outro lado, a perda de volume induz as pressões na crosta, que culminam nos enrugamentos e na formação de cadeias montanhosas.
C
A Terra em Expansão: apoiada na teoria dos astrônomos que admitem estarem os corpos celestes, como as estrelas, em expansão no universo, a Terra, sendo um desses corpos, também se encontra em expansão. Tal concepção apóia-se em fatos já comprovados pela física, no que se refere à fissão nuclear dos elementos que compõem os minerais da Terra. Esse processo físico-químico não só estaria ampliando o volume da Terra como também seria o responsável pelas elevadas temperaturas do manto e do núcleo terrestre, onde a desintegração nuclear dos minerais está permanentemente ocorrendo.
D
A Teoria das Correntes de Convecção e a Deriva dos Continentes: apóia-se na hipótese de que o material mais profundo do manto e do núcleo que apresentam temperaturas mais elevadas deslocam-se em direção à superfície, enquanto as camadas mais próximas à litosfera, estando mais frias, são conduzidas por pressão para o interior da Terra. Com esse mecanismo, os continentes, por fazerem parte da litosfera, são conduzidos como se estivessem sobre uma esteira rolante. Nesse processo, parte das áreas oceânicas vão se expandindo e os continentes movimentando-se lenta e permanentemente.
E
A Teoria da Tectônica de Placas: De acordo com esta teoria, a litosfera, constituída pela crosta continental e pela crosta oceânica, se divide em vários blocos ou placas. A expansão dos fundos oceânicos e o mergulho destes sob os continentes, é conhecimento bastante divulgado. Percebeu-se através dos estudos das últimas décadas que a superfície terrestre, além de se constituir de placas tectônicas, também sofre permanente deriva, deslocando os continentes, alargando alguns oceanos e estreitando outros. Em linhas gerais, o oceano Atlântico está em processo de encolhimento, enquanto o oceano Pacífico tende a aumentar de extensão.