Questão
2024
PROGEP
Universidade Federal do Espírito Santo
Técnico Administrativo em Educação - Médico Veterinário - Perfil - Cirurgia de Animais e Companhia (UFES)
Entre-principais513fb8eaef
Entre as principais razões para a realização de esofagotomia em animais de companhia, estão as obstruções por corpos estranhos, estenoses ou massas impossibilitadas de remoção por outros meios. O acesso cirúrgico à porção cervical do esôfago é facilitado quando comparado às porções torácica e abdominal. Sobre os acessos cirúrgicos para o esôfago, é CORRETO afirmar:
A
As porções cervical e torácica cranial do esôfago encontram-se em uma posição dorsolateral direita em relação à traqueia.
B
O acesso à porção abdominal do esôfago é melhor realizado por meio de toracotomia intercostal ao nível do oitavo ou nono espaço intercostal direito ou esquerdo.
C
O acesso cirúrgico por meio de toracotomia intercostal esquerda, ao nível do terceiro ou do quarto espaço intercostal, facilitará a realização da esofagostomia na base do coração.
D
A veia cava caudal deverá ser isolada e separada para melhor manipulação esofágica, quando o acesso cirúrgico ao esôfago torácico na base do coração for realizado por toracotomia intercostal esquerda.
E
O acesso ao esôfago cervical caudal é melhor realizado por uma incisão cutânea na linha média do pescoço e pela divulsão dos músculos esterno-hióideos e esternocefálicos, para separá-los dos seus pares contralaterais, e então rebater a traqueia lateralmente à direita.