Entre as Normas da ISO/IEC 27000, a ISO 27002 trata da adoção das práticas, imprescindíveis para blindar a empresa contra ataques cibernéticos e demais ameaças. Duas dessas práticas são descritas a seguir.
I. É indispensável realizar a definição dos procedimentos e das responsabilidades da gestão e a operação de todos os recursos ligados ao processamento das informações. Para isso, é preciso gerenciar os serviços terceirizados, o planejamento dos recursos dos sistemas para reduzir riscos de falhas, a criação de processos para gerar cópias de segurança, a recuperação e a admini s tração segura das redes de comunicação.
II. Antes de contratar funcionários ou fornecedores, é preciso fazer uma análise cuidadosa, principalmente se forem ter acesso a informações sigilosas. O objetivo dessa atitude é eliminar o risco de roubo, mau uso ou fraude dos recursos. Uma vez atuando na organização, o funcionário deve ser conscientizado sobre as ameaças que expõem a segurança da informação, bem como sobre as suas obrigações e responsabilidades.
As práticas descritas em I / II são denominadas, respectivamente: