Enquanto as preferências dos atores sociais, na formulação das políticas públicas, são definidas pelas suas expectativas quanto aos resultados das políticas e pelas conseqüências antecipadas das diferentes alternativas, os burocratas levam em consideração todos os fatores abaixo, exceto:
Questão
2008
ESAF
Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão
Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (MPOG)
Enquanto-preferencias381d2ee5b1
A
o significado da representação burocrática de interesses, dada a sua preocupação com o risco de perder legitimidade por discriminar contra interesses não organizados e seu interesse em contribuir para transformar a correlação de forças existente.
B
o significado de cada uma das alternativas no quadro das suas relações com outros agentes públicos e das rivalidades entre as agências do Estado, inclusive a preservação dos seus poderes formais diante de outras agências com funções superpostas.
C
interesses institucionais relativos a orçamento, expansão do staff, manutenção das organizações burocráticas, a interferência ou não de outros órgãos públicos nas suas decisões e arranjos internos.
D
a sua visão da boa política e do interesse público, a partir dos quais se desenvolvem concepções sobre seu papel e missão institucional e projetos próprios sobre o que seria a “boa sociedade”.
E
o significado dos processos, rotinas e práticas estabelecidos na formulação e na implementação das políticas públicas, os custos e benefícios processuais associados a cada alternativa.