Questão
2019
VUNESP
Prefeitura Municipal de Campinas (SP)
Guarda Municipal (Pref Campinas/SP)
Emojis-esta35065cd0724
Emojis estão confundindo juízes sobre intenções dos réus nos EUA

Enviar um emoji de faca ou arma constitui ameaça? E corações e rostinhos se beijando significam assédio? Mais emoticons* estão aparecendo em processos judiciais e, embora o contexto em que foram utilizados diga muito sobre as intenções (e atos) de quem está por trás das mensagens, a justiça está penando para lidar com a nova forma de comunicação.

Em uma reportagem sobre o assunto, a CNN revelou que juízes dos Estados Unidos têm se confundido com a utilização dos símbolos. O número de casos com mensagens de texto contendo emojis foi de 33 em 2017 para 53 em 2018, e quase 50 casos apenas no primeiro semestre de 2019.

Como conta Eric Goldman, professor de Direito na Universidade de Santa Clara, na Califórnia, não há diretrizes judiciais sobre como abordar o tópico. Às vezes, um juiz pode descrever o emoji em questão para os jurados, em vez de permitir que eles o vejam e interpretem por si mesmos, ou até omiti-los de todas as evidências.

Outra questão relevante é que, embora emojis sejam comumente usados para trazer leveza às conversas (e os tribunais reconheçam o humor das “carinhas”), não é novidade para juízes que acusados tentem disfarçar ameaças
dizendo que “estavam apenas brincando”. Por isso, a justiça está se tornando cada vez mais cética sobre essa defesa em casos criminais, já que o destinatário não tem como saber precisamente se o emoticon foi enviado com o intuito de ser engraçado.

“Há muita coisa que poderia se perder na tradução. Foi uma piada? Ou era sério? Ou a pessoa estava apenas usando o emoji para se proteger, para depois argumentar que não era sério?”, questionou Karen S. Elliott, advogada que já trabalhou em casos do tipo. Para a profissional é essencial desenvolver estudos sobre o assunto e exigir que advogados, juízes e juris obtenham a representação exata do que foi enviado e recebido em mensagens trocadas: “As palavras podem não descrever adequadamente o significado preciso dos emojis”.

(Galileu. 12.07.2019. https://revistagalileu.globo.com. Adaptado)


Está correto, conforme a norma-padrão da língua, o seguinte trecho do texto, ao qual foi acrescida uma vírgula:
A
Para a profissional, é essencial desenvolver estudos sobre o assunto... (5º parágrafo)
B
... a CNN revelou que juízes dos Estados Unidos, têm se confundido com a utilização dos símbolos. (2º parágrafo)
C
... não é novidade para juízes que acusados tentem disfarçar ameaças dizendo, que “estavam apenas brincando”. (4º parágrafo)
D
Ou a pessoa estava apenas, usando o emoji para se proteger... (5º parágrafo)
E
... a justiça está penando para lidar, com a nova forma de comunicação. (1º parágrafo)