A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino regulamentada pela LDB 9394/96 designada a atender um público que não teve acesso ou oportunidade de estudar na idade própria, sendo assim ela está destinada a alunos mais maduros e com pré-requisitos diferenciados dos alunos do ensino regular. Diante disso, ressalta-se a importância de planejamentos que leve em conta as diferenças de idade, de cultura, os níveis de conhecimentos e os interesses dos mais diversos, a partir de aulas satisfatórias que atendam as necessidades dos alunos, ministradas por docentes preparados para atuarem nesta modalidade. Nesse sentido, os educadores, principalmente os de EJA, necessitam manter uma relação de reciprocidade com seus alunos, uma troca de experiências, um diálogo, que será materializado na formação continuada. Sobre o perfil do educador da EJA, assinale a alternativa incorreta.
Questão
2019
CRESCER CONSULTORIAS
Prefeitura Municipal de Lagoa Alegre (PI)
Professor EJA (Pref Lagoa Alegre/PI)
Educaca-Jovens-Adultos136fad048bf
A
O professor de EJA valorizar a sua experiência pessoal no ensino e deve também levar em conta os saberes que o aluno vem acumulando ao longo de sua vida. A partir deste conhecimento, que se forma a visão de mundo do educando, o educador pode construir junto com o aluno um caminho que leva à subjetividade, fato que é capaz de desenvolver o pensamento crítico deste sujeito.
B
O educador de EJA deve fazer, regularmente, uma revisão crítica de sua própria atuação. Isso permite que os principais interessados, os alunos, manifestem suas opiniões a respeito do que se tem construído em sala de aula, propiciando que se aperfeiçoem os pontos fortes e se corrijam os aspectos fracos verificados a partir desta interação entre educador e educando.
C
A atuação do educador da EJA só será valiosa caso admitir ser conscientemente participante dos acontecimentos que se desenrolam na sociedade na qual está incluso, munindo esforços no sentido de diminuir os problemas desta sociedade, dentre os quais, de maior gravidade, figura o analfabetismo de jovens e adultos.
D
Esse profissional deve estar preparado para trabalhar com a baixa auto-estima e o sentimento de incapacidade de aprender manifestados pelos alunos que chegam ao programa. Para tanto, necessitam encaminhar tais alunos para psicólogos e ignorar as experiências infelizes vividas pelo educando em sala de aula, diminuindo a sua autoestima e, desta forma, facultando-o a aprender.