Questão
2012
CETRO
Serviço Social da Indústria do Distrito Federal
Professor de Filosofia (SESI DF)
Economia-Solidaria1127cc6bff9
A Economia Solidária aponta para uma nova lógica de desenvolvimento sustentável com geração de trabalho e distribuição de renda mediante um crescimento econômico com proteção dos ecossistemas. 
          
Seus resultados econômicos, políticos e culturais são compartilhados pelos participantes, sem distinção de gênero, idade e raça. 
    
Ela implica a reversão da lógica capitalista ao se opor à exploração do trabalho e dos recursos naturais, considerando o ser humano na sua integralidade como sujeito e finalidade da atividade econômica. 
    
Sendo assim, assinale a alternativa que apresenta uma característica que não pode ser atribuída à Economia Solidária de acordo com a Declaração de Cochabamba e de outros manifestos discutidos no Fórum Social Mundial. 
A
Ideologicamente, a Economia Solidária propõe uma forma diferenciada de qualidade de vida e de consumo, a partir da integração e da solidariedade entre os cidadãos de todo o mundo. 
B
Os valores centrais da Economia Solidária são o trabalho, o conhecimento e o atendimento das necessidades sociais da população, a partir de uma gestão responsável dos recursos públicos. 
C
Finanças solidárias, comércio justo de bens e serviços, agricultura sustentável, produção associativa, comércio equitativo e solidário, gestão participativa do habitat urbano, diálogos interculturais, sistemas de trocas solidárias, são algumas tentativas concretas de classificar a ação da Economia Solidária. 
D
Os bancos cooperativos, as cooperativas de crédito, as empresas de microcrédito social e os empreendimentos mutuários, representam instituições que têm por objetivo financiar determinados segmentos concentrando lucros através de juros de mercado que permitam sua reaplicação. 
E
Para a Economia Solidária, conceitos como vantagens cooperativas e eficiência sistêmica substituem as velhas práticas da competição e da maximização da lucratividade individual.