Questão
2009
FUMARC
Prefeitura Municipal de Betim (MG)
Agente de Combate às Endemias (Pref Betim/MG)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
ERA-CONHECIMENTO-mente701c43df093
NA ERA DO CONHECIMENTO 

A mente humana – com todos os atributos, potencialidades e mistérios que lhe são reconhecidos – continua a ser um tema sedutor e aberto às mais variadas abordagens (filosóficas, biológicas, neuropsicológicas, etc.). Produto da atividade concertada de grandes aglomerações de células cerebrais altamente especializadas e de um complexo metabolismo que só agora começa a ser compreendido, a mente humana cumpre numerosas funções que se exprimem em diferentes planos. 
 
Graças à evolução bem sucedida do sistema cérebro-mente, a história da Humanidade é um percurso empolgante de conquistas. Em não muitos milhões de anos vencemos uma série de etapas evolutivas e, chegados ao século XXI, eis-nos senhores de uma sociedade multifacetada, complexa e altamente competitiva - produto, afinal, da dinâmica interação entre o exercício do pensamento e os desafios da vida. 
 
A história da humanidade reflete assim, desde os seus primórdios, o resultado da nossa inteligência criativa. Em poucos milênios desbravamos territórios inóspitos e levantamos civilizações. Rapidamente percebemos que tínhamos o poder de exercer transformações no que antes parecia imutável. A criatividade tornou-se a grande força da nossa inteligência. De simples recoletores e caçadores passamos rapidamente a inventores, técnicos e artistas. E com isso modificamos completamente a face do planeta e a história do nosso Mundo. 
 
Agora, em plena Era do Conhecimento, o intelecto perfila-se como um capital de valor inestimável. Já ninguém duvida que a riqueza das nações, das comunidades e das organizações (seja de que tipo forem) depende mais dos recursos intelectuais – inteligência, criatividade e conhecimento – do que qualquer bem tradicional, incluindo o próprio dinheiro. De fato, a força muscular e o trabalho das máquinas estão rapidamente a ser substituídos pela inteligência. (...) 
 
Uma característica vital do cérebro é chamada de neuroplasticidade. Aqui reside o segredo do poder mental. A neuroplasticidade (ou plasticidade neural) refere-se à capacidade dos neurônios de se transformarem e adaptarem a sua estrutura e função em resposta às exigências externas e internas do organismo. 

De fato, toda a exigência que desafie ou estimule o cérebro (por exemplo, aprender um novo idioma) produz mudanças anatômicas muito significativas a nível celular como o aumento dos dendritos (filamentos que se ramificam a partir do centro da célula para contatarem outros neurônios), o aumento no número de espinhas dendríticas, a formação de novas sinapses (junções especializadas existentes nos neurônios através das quais estes conectam entre si), o aumento da atividade das neuroglias (células que apoiam os neurônios) e alterações no metabolismo celular (transformações químicas que estão no centro do trabalho cerebral). 

Existem vários tipos de neuroplasticidade. A primeira, chamada de “neuroplasticidade de desenvolvimento” compreende vários e complexos estágios e realiza-se ao longo da vida dos neurônios a fim de permitir o natural desenvolvimento do cérebro. Outra forma, a chamada “neuroplasticidade dependente da experiência” surge especialmente com novas experiências, desafios e aprendizagem. Dá-se então a chamada expansão do mapa, isto é, a cada nova aprendizagem o cérebro reorganiza-se, expande as suas conexões neurais (de neurônio) e modifica as capacidades, ampliando-as e fixando-as na memória do indivíduo. Há também a “neuroplasticidade após lesão cerebral” que traduz as capacidades de autorreparação nos tecidos que permanecerem intactos após uma lesão no cérebro. Finalmente, a “neurogênese” diz respeito ao nascimento de novos neurônios no cérebro. (...) 
É lícito acreditar que um cérebro ativo e estimulado por diferentes desafios se revele mais perspicaz, mais hábil e naturalmente mais capaz de responder às solicitações do pensamento. Na exigente sociedade de hoje, só as pessoas que invistam seriamente no capital intelectual de que dispõem (inteligência, criatividade e conhecimento) poderão aspirar a lugares destacados no mundo do trabalho. Aprender mais e mais e durante toda a vida tornou-se numa exigência da Era do Conhecimento. Para tal temos de estar na melhor forma mental. A “potência cerebral ótima” pode ser atingida através de um estilo de vida sadio, uma alimentação equilibrada e ginástica cerebral adequada.

(Texto adaptado. Disponível em http://www.google.com.br/search?hl=ptBR&q=neuroplasticidade&btnG=Pesquisar&meta=, acessado em 12/05/09)

Atente para as afirmativas: 

I. O texto I enumera diversos tipos de neuroplasticidade. 
II. A escolha do título do texto se justifica pela retrospectiva feita nos quatro primeiros parágrafos. 
III. No texto, como um todo, o autor enaltece as capacidades do cérebro humano. 
IV. No quarto parágrafo, o autor compara o cérebro humano a uma moeda essencial para a construção da riqueza mundial. 

Estão CORRETAS as afirmações: 
A
I, II, III. 
B
I, III, IV. 
C
II, III, IV. 
D
I, II, III, IV.