“É quase uma redundância falar em ‘escola freudiana’ porquanto toda a psicanálise, e todos os psicanalistas, de uma forma ou de outra, estão ligados aos postulados metapsicológicos, teóricos e técnicos legados por Freud e seus seguidores diretos, tanto os seus contemporâneos como os pósteros a ele. [...] Na atualidade, o movimento freudiano propriamente dito tem por sede a tradicional Sociedade Britânica de Psicanálise, onde ele ocupa um lugar especial, juntamente com os outros dois grupos, o ‘Kleiniano’ e o denominado ‘Independente’. [...]” (ZIMERMAN, 1999, p. 41). Como esquema didático é possível fazer um quadro com as principais áreas da psicanálise que foram estudadas por Freud, que são as seguintes: historiais clínicos, metapsicologia, teoria, técnica e aplicações da psicanálise. Sobre essas áreas, analise as proposições abaixo e responda:
I. Em 1909, Freud publica a análise do ‘pequeno Hans’ (o nome original desse trabalho é Análise de uma fobia em um menino de 5 anos) que constituiu- se como o primeiro exemplo de observação psicanalítica direta de uma criança e o primeiro exemplo de uma psicanálise com crianças.
II. Freud formulou explicitamente apenas três pontos de vista característicos da metapsicologia que são o topográfico (id, ego e superego), o dinâmico (pré- consciente, consciente e inconsciente) e o econômico (quantidade de catéxis libidinal).
III. O artigo Recordar, repetir e elaborar adquiriu importância por representar um primeiro esclarecimento profundo acerca do fenômeno do acting-out como substituto da resistência a lembrar aquilo que foi reprimido.
IV. Virtualmente, Freud cobriu todas as áreas do humanismo, procurando explicações de causas inconscientes para o comportamento humano, dentre outros, na religião, arte, ciência, telepatia, rituais mágicos, mitologia, demonologia, relatos bíblicos, linguística, antropologia e sobre a psicologia e aspectos culturais dos grupos, massas e sociedades.
Estão CORRETAS: