Durante o exame de mucosas no primeiro atendimento a um homem de 54 anos de idade, etilista diário e tabagista desde os quinze anos de idade, o cirurgião-dentista constatou a lesão retratada na imagem a seguir, cuja existência não era percebida pelo paciente.


Coimbra et al., 2011.
O aumento da frequência do uso do tabaco e de bebidas alcoólicas é proporcional à possibilidade de acometimento por câncer, como câncer de cavidade bucal, orofaringe e hipofaringe. Para o ano de 2020, o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA) estimou 9,25 novos casos para cem mil habitantes do sexo masculino. Considerando essas informações e o caso clínico apresentado, julgue os itens a seguir.
I. O diagnóstico clínico diferencial de candidíase pode ser feito por raspagem superficial.
II. O diagnóstico definitivo ocorre mediante biópsia excisional com margem de segurança, seguida de exame histopatológico.
III. A história do paciente e os aspectos clínicos da lesão determinam a inclusão de líquen plano, leucoplasia e carcinoma de células escamosas nas hipóteses de diagnóstico.
IV. O exame extrabucal minucioso deve ser realizado para verificar a presença de linfonodos metastáticos, cujas características são aumento de volume de consistência firme e dor à palpação.
Assinale a alternativa correta.