A Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) é uma condição patológica passível de ser tratada e prevenida, caracterizada pela limitação do fluxo de ar que não é totalmente reversível. A limitação do fluxo de ar é geralmente progressiva e está associada a uma resposta inflamatória anormal dos pulmões a partículas ou gases nocivos, causada principalmente pelo fumo do tabaco. Embora a DPOC atinja principalmente os pulmões, acarreta também significativas repercussões sistêmicas. Sobre a atuação da Fisioterapia Respiratória nos pacientes com DPOC, marque a alternativa INCORRETA.
Questão
2018
CEV-URCA
Prefeitura Municipal de Mauriti (CE)
Fisioterapeuta - NASF (Pref Mauriti/CE)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Doenc-Pulmonar847b807f4b
A
A indicação da fisioterapia respiratória deve estar pautada no tempo e gravidade da doença, na relação do paciente com a mesma e nas comorbidades apresentadas, assim como a frequência e a duração do tratamento.
B
A fisioterapia respiratória nas doenças obstrutivas tem como objetivo tratar o paciente proporcionando a melhora da sua funcionalidade pulmonar através da limpeza brônquica, estimulando a eliminação das secreções, relaxando a musculatura brônquica, otimizando a ventilação pulmonar e melhorando o condicionamento cardiopulmonar do paciente.
C
A aerossolterapia (com substâncias diluentes como a água e soluções salinas) e indicada quando a secreção se apresenta hiperviscosa e hiperaderente, visando facilitar a sua eliminação com o menor gasto energético.
D
A drenagem autógena tem o objetivo de remover o muco das paredes brônquicas passando pelas fases de “descolar”, coletar e eliminar o muco, através da respiração com diferentes volumes pulmonares.
E
A aceleração do fluxo expiratório (AFE) tem como objetivo aumentar a velocidade do fluxo expiratório e, assim, permitir o deslocamento do muco no ducto brônquico minimizando o broncoespasmo.