Questão
2024
FAU UNICENTRO
Prefeitura Municipal de Boa Esperança do Iguaçu (PR)
Médico (Pref Boa Esperança do Iguaçu/PR)
Dislipidemia-e-elevaca67e6d677f9
Dislipidemia é elevação de colesterol e triglicerídeos no plasma ou a diminuição dos níveis de HDL (high-density lipoprotein) (HDL-C) que contribuem para a aterosclerose. As causas podem ser primárias (genéticas) ou secundárias. O diagnóstico é realizado pela medida das concentrações totais de colesterol, triglicerídios e lipoproteínas individuais. O tratamento envolve alterações alimentares, atividade física e fármacos hipolipemiantes. Sobre este assunto analise as alternativas e assinale a incorreta:
A
As causas primárias são mutações genéticas únicas ou múltiplas que promovem a produção excessiva ou a deficiência na depuração dos triglicerídeos e do LDL, ou baixa produção ou depuração excessiva do HDL.
B
O diabetes é uma causa primária especialmente significativa porque os pacientes tendem a ter combinação aterogênica de triglicerídios elevados, concentração baixo de LDL (Low-density lipoprotein) pequenas e densas e HDL (High Density Lipoproteins) baixo (dislipidemia diabética, hiperapo B hipertrigliceridêmica).
C
Pacientes com altos níveis de LDL-C (colesterol de lipoproteína de baixa densidade) podem desenvolver arco corneano (depósitos lipídicos na córnea ao redor da íris) e xantelasma (placas amarelas ricas em lipídios nas pálpebras mediais).
D
A dislipidemia em si geralmente não causa sintomas, embora níveis muito elevados de triglicerídios possam causar parestesia, dispneia e confusão. Doenças lipídicas podem causar doença sintomática do órgão-alvo.
E
Grandes elevações de triglicerídios podem apresentar xantomas eruptivos no dorso, no tronco, nos cotovelos, na região glútea, nos joelhos, nas mãos e nos pés. A hipertrigliceridemia grave (> 2000 mg/dL [> 22,6 mmol/L]) pode também causar aspecto cremoso nas artérias e veias retinianas (lipemia retiniana).