Questão
2023
FGV
Prefeitura Municipal do Jaboatão dos Guararapes (PE)
Professor (Pref Jaboatão dos Guararapes/PE)
Diaspora-africana-e83af30e1a3
Diáspora africana é o nome dado à imigração coercitiva de africanos durante o tráfico transatlântico de escravizados. Junto com seres humanos, nos tumbeiros embarcavam modos de vida, culturas, práticas religiosas, línguas e formas de organização política que influenciaram a construção das sociedades às quais os africanos escravizados tiveram como destino. Estima-se que durante todo período do tráfico negreiro, aproximadamente 11 milhões de africanos foram transportados para as Américas, dos quais, em torno de 5 milhões tiveram como destino o Brasil.

Adaptado de https://www.palmares.gov.br

De acordo com o trecho, a expressão diáspora africana refere-se
A
ao deslocamento forçado e à redefinição identitária de povos africanos que, apesar da escravidão, criaram novas formas de viver e promoveram a existência de sociedades afrodiaspóricas nas Américas. 
B
à forma como o comércio de cativos ocorria na África, o qual variava de acordo com a organização interna de cada sociedade africana com quem os europeus negociavam.
C
ao distanciamento forçado de africanos islamizados de sua terra natal, em razão das perseguições religiosas promovidas pelas cruzadas cristãs.
D
às guerras, sequestros e razias feitas por traficantes negreiros e comerciantes de escravos, responsáveis pela maioria dos cativos, tanto dos exportados como dos retidos na África.
E
ao processo de imigração involuntária, promovida pelas duras condições de vida na África, em função da desarticulação da estrutura agrária tradicional gerada pela conquista do continente.