A Diarreia Viral Bovina (BVD) é uma enfermidade que tem gerado grandes prejuízos econômicos pelas perdas reprodutivas bem como pela redução dos índices de produtividade dos animais. A importância econômica pode ser diretamente observada através da queda na produção do leite, decréscimo na taxa de concepção, abortamento, mumificação fetal, nascimento de bezerros fracos e aumento da taxa de mortalidade neonatal. Com relação à BVD, considere as assertivas a seguir e assinale V, se verdadeiras, e F, se falsas. ( ) A infecção fetal pelo biótipo não citopatogênico do vírus, quando ocorre durante o primeiro trimestre da gestação, pode gerar animais Persistentemente Infectados (PI), sendo esse um fator de disseminação natural do vírus.
( ) Esse vírus, eliminado pelo sêmen de touros PI e imunotolerantes, pode ser transmitido para vacas soronegativas durante o processo de inseminação artificial, pois se mantém preservado no sêmen congelado.
( ) O biótipo citopatogênico geralmente é isolado de animais acometidos da Doença das Mucosas.
( ) A presença do envelope lipídico, derivado das membranas da célula hospedeira infectada, torna o vírus suscetível à inativação por solventes e detergentes.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: