Questão
2006
CESGRANRIO
Petróleo Brasileiro (PETROBRAS)
Engenheiro de Equipamentos Pleno - Inspeção (PETROBRAS)
Diagrama-Transformaca53b718a160
No Diagrama de Transformação-Tempo-Temperatura (TTT), ou curva em “C”, as transformações ocorrem à temperatura constante. Porém, as operações de tratamento térmico ocorrem normalmente a um resfriamento contínuo e não à temperatura constante. Assim, determina-se, de forma semelhante ao Diagrama TTT, o Diagrama de Transformação no Resfriamento Contínuo (TRC).



Analisando-se o gráfico acima, conclui-se que:
A
ele representa, em linha contínua, o inicio e o fim da transformação isotérmica e, em linha pontilhada, o inicio e o fim da TRC. Abaixo da linha AB os dois diagramas se superpõem.
B
ela apresenta, em linha contínua, o início e o fim da transformação a resfriamento contínuo e, em linha pontilhada, o início e o fim da transformação isotérmica. Abaixo da linha AB os dois diagramas se superpõem.
C
ele apresenta, em linha contínua, o início e o fim da transformação isotérmica e, em linha pontilhada, o início e o fim da TRC. Abaixo da linha AB a transformação isotérmica da austenita em perlita não ocorre.
D
ele apresenta, em linha contínua, o início e o fim da transformação a resfriamento contínuo e, em linha pontilhada, o início e o fim da transformação isotérmica. Abaixo da linha AB a transformação a resfriamento contínuo da austenita em perlita não ocorre.
E
ele apresenta, em linha contínua, o início e o fim da transformação a resfriamento contínuo e, em linha pontilhada, o início e o fim da transformação isotérmica. Abaixo da linha AB, a transformação isotérmica da austenita em perlita não ocorre.