Questão
2009
FADESP
Prefeitura Municipal de Pau D´Arco (PA)
Professor Nível 2 História (Pref Pau D´Arco/PA
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Desenho-Angelo6730737781

Desenho de Angelo Agostini, "Antônio Conselheiro rechaça a República”, in: Revista Ilustrada, 1896. http://novahistorianet.blogspot.com/2009/01/republica-velha.html acessado em 21/11/2009

Na caricatura acima, Antônio Conselheiro é retratado com um séquito de bufões armados com antigos bacamartes, tentando "barrar" a República representada por uma mulher. Sobre o significado desta caricatura para se compreender o movimento de Canudos, é correto afirmar que se tratava de um movimento em que Antonio Conselheiro foi percebido
A
pelo caricaturista como um herói bíblico, ou seja, alguém que veio do sertão baiano para destruir a República que oprimia os pobres e reintroduzir a monarquia do Imperador Pedro Il, regime mais liberal que havia proclamado a abolição da escravatura.
B
como um mártir do povo sertanejo, na luta contra a República Oligárquica, instituída por Campos Salles em sua política do voto de cabresto e da política café com leite na qual apenas Minas e São Paulo se alternavam no poder.
C
pelos republicanos como Ângelo Agostini como um religioso mítico e ultrapassado que acreditava que a República seria uma profanação da autoridade da Igreja Católica, ao cobrar impostos violentamente, criar o casamento civil e separar a Igreja do Estado.
D
pelos sertanejos da Bahia como símbolo de uma nova era em que Antonio Conselheiro seria um monarca e expulsaria os fazendeiros locais que eram republicanos convictos e lutavam pelo fim da alforria da escravidão decretada ainda na época imperial.