Desde os primeiros séculos da Era Cristã, a África abrigava uma intensa e complexa atividade humana, com reinos, impérios, cidades-Estado e rotas comerciais. Analise os textos a seguir, a respeito da organização de três dessas sociedades africanas antigas:
I – Até o início dos primeiros séculos da Era Cristã, a região, habitada pelo povo mandiga, permaneceu vassala do reino de Iourubá. Contudo, vários grupos de clãs, com características culturais semelhantes, se uniram e estabeleceram um soberano, com um título de mansa, no território que passaram a chamar de Mali. Apesar da sua organização política e econômica, com controle de jazidas de ouro, o reino não se expandiu e manteve, inclusive, sua tradição cultural.
II – Localizada na costa oriental do continente africano, em uma área conhecida como Chifre da África, a região abrigou o Reino de Axum. Antes, os primeiros acampamentos e aldeias cresceram e se transformaram em centros comerciais. A cidade que mais se desenvolveu foi Axum. O enriquecimento propiciado pelo comércio dessa cidade levou-a a sua expansão, a conquista de territórios vizinhos e a se constituir como reino. Um de seus reis se converteu ao cristianismo e, a partir de então, setores cada vez mais amplos da população também se converteram à religião cristã.
III – Localizado no extremo sul de uma importante rota de comércio transaariano, o reino de Gana surgiu nos primeiros séculos da Era Cristã e ficou conhecido em razão da sua produção e comercialização de marfim. Ao contrário de outros impérios, o Reino de Gana não tinha fronteiras delimitadas sob seu controle, pois para o soberano do povo ganês o importante era garantir territórios amistosos para sua expansão comercial.
De acordo com os textos anteriores, assinale: