Debater, argumentar e discutir sobre temas pertinente ao currículo escolar e sua materialização no cotidiano das escolas conduz a pensar e repensar suas concepções, finalidades e possibilidades na condução de ações que promova melhorias no processo educativo, principalmente no âmbito da Educação Básica, diante do contexto social e desafiador da atualidade.
VIEIRA, Marili Moreira da Silva; LOPES, Ana Lucia de Souza; OLIVEIRA, Fabiano de Almeida (orgs.). Currículo em debate: perspectivas culturais, educacionais e religiosas. 1. ed. Curitiba: Appris, 2021. (adaptado).
Considerando as diferentes concepções sobre currículo escolar, avalie as afirmações a seguir.
I. Como artefato social e cultural, o currículo escolar não é um elemento inocente e neutro de transmissão desinteressada do conhecimento social.
II. Como conjunto histórico que reúne diferentes campos de saberes, o currículo escolar aponta pressupostos inevidentes e provoca reflexões ao interpretar sua finalidade, interesses e tensões.
III. O currículo ou uma proposta pedagógica, assim definidos, reúne a visão de sociedade, educação, escola e de sujeitos no amplo processo seletivo.
IV. O currículo como processo de colaboração para o fortalecimento da escola democrática, libertadora e crítica deve limitar apenas nas escolhas dos conteúdos relevantes para a formação integral do aluno.
V. O currículo deve ser considerado como parte central das relações entre educação, poder, identidade social e construção da subjetividade.
É CORRETO apenas o que se afirma em: