DISCURSIVA-ESTUDO DE CASO
Instruções Gerais
A Prova Discursiva-Estudo de Caso destinar-se-á a avaliar o domínio técnico do conteúdo dos temas abordados, a coesão, a coerência e a argumentação, a experiência prévia do candidato e sua adequabilidade quanto às atribuições do cargo/área/especialidade. A Prova
Discursiva-Estudo de Caso constará de uma questão prática para a qual o candidato deverá apresentar, por escrito, a solução, e versará sobre conteúdos pertinentes aos Conhecimentos Específicos.
Suponha que determinada Secretaria de Estado tenha sofrido contingenciamento de suas dotações orçamentárias, em percentual determinado em função da queda de arrecadação, recaindo sobre o titular da Pasta a decisão sobre quais despesas seriam efetivamente “reduzidas”, de modo a atingir o percentual determinado. Cientes de tal cenário, os servidores dos diferentes órgãos da Secretaria passaram a solicitar que o corte de despesas não recaísse sobre as atividades de seus setores, sustentando, cada grupo, o protagonismo e a maior relevância de sua atuação em relação às demais. Instaurou-se, então, conflito no âmbito da Secretaria em face das visões antagônicas dos diferentes grupos acerca da melhor forma de cumprir a determinação governamental sem maiores prejuízos para as ações e projetos prioritários em curso. Considerando o cenário e os conceitos e abordagens descritos pela literatura especializada acerca de processo decisório e gerenciamento de conflitos, de forma fundamentada:
a. Indique e descreva os modelos de tomada de decisão que poderiam, em tese, ser adotados, envolvendo ou não a participação dos servidores, e os tipos de decisão, levando em conta o ineditismo ou não da situação enfrentada.
b. Elenque as possíveis abordagens no gerenciamento dos conflitos, descrevendo a abordagem estrutural e a abordagem de processo, indicando as ferramentas correspondentes e as técnicas de resolução que poderiam, em tese, ser adotadas pelos gestores dos grupos conflitantes.
c. Conceitue os modelos de solução de conflitos integrativa e distributiva e elenque, com a descrição correspondente, as possíveis formas de resolução de conflitos com a intervenção de terceira parte (não integrante da organização).