Corrosão sob tensão é um mecanismo de dano que promove a formação de trincas pela ação combinada e sinérgica de tensões aplicadas ou residuais e meios corrosivos. Sobre este mecanismo de dano, é correto afirmar que:
Questão
2006
CESGRANRIO
Petróleo Brasileiro (PETROBRAS)
Engenheiro de Equipamentos Pleno - Inspeção (PETROBRAS)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Corrosa-sob-tensa-e369b793dde
A
a fratura ocorre sob uma tensão nominal inferior ao limite de resistência do material, porém sempre dentro da zona plástica de sua curva tensão versus deformação.
B
a fratura decorrente de determinado valor de tensão é acompanhada por perda de massa sob taxas crescentes, tornando o acompanhamento sistemático da espessura remanescente do componente afetado um método ineficaz de controle.
C
a fratura decorrente sempre se desenvolve de modo intergranular, tendo em vista o caráter singular dos contornos de grão, que representam áreas de maior energia superficial.
D
os aços inoxidáveis ferríticos, de estrutura cristalina cúbica de corpo centrado, são mais resistentes à corrosão sob tensão, promovida por soluções aquosas contendo cloreto, do que aços inoxidáveis austeníticos, materiais de estrutura cristalina cúbica de face centrada.
E
o tempo necessário para que ocorra a fratura depende exclusivamente da tensão, da natureza do meio corrosivo e da composição do material.