A Contabilidade Aplicada ao Setor Público, ramo da ciência contábil que aplica, no processo gerador de informações, os princípios de contabilidade e as normas contábeis direcionadas ao controle patrimonial das entidades do setor público. Tem como objetivo fornecer aos usuários informações sobre os resultados alcançados e os aspectos de natureza orçamentária, econômica, financeira e física do patrimônio da entidade do setor público, em apoio ao processo de tomada de decisão, à adequada prestação de contas e ao necessário suporte para a instrumentalização do controle social. Observando essa afirmação, na questão do Sistema Contábil aplicado ao Setor Público, é correto afirmar que
Questão
2015
AOCP
Companhia Catarinense de Águas e Saneamento de Santa Catarina (SC)
Técnico de Contabilidade (CASAN SC)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Contabilidade-Aplicada1012c50638e
DESATUALIZADA
A
o conhecimento do conceito do sistema contábil, bem como de seus subsistemas, mesmo que essencialmente teórico, dificulta o pleno entendimento da estrutura e funcionamento do Plano de Contas Aplicado ao Setor Público. As demonstrações contábeis assumem papel fundamental, por representarem importantes saídas de informações geradas pela Contabilidade Aplicada ao Setor Público, promovendo transparência dos resultados orçamentário, financeiro, econômico e patrimonial do setor público.
B
os subsistemas contábeis devem ser integrados entre si e a outros subsistemas de informações de modo a subsidiar a administração pública sobre a avaliação dos resultados obtidos na execução dos programas de trabalho com relação à economicidade, à eficiência, à eficácia e à efetividade; das metas estabelecidas pelo planejamento; e a avaliação dos riscos e das
contingências, além do desempenho da unidade contábil no cumprimento da sua missão.
C
o sistema Contábil é organizado em sistemas de informações, que oferecem dotações de produtos diferentes em razão das especificidades demandadas pelos usuários e facilitam a extração de informações.
D
os subsistemas contábeis são estruturas de informações para identificação, mensuração, avaliação, registro, controle e evidenciação dos atos e dos fatos da gestão do patrimônio privado, com o objetivo de orientar o processo de decisão, a prestação de contas e a instrumentalização do controle gerencial.
E
a existência de diversos critérios e práticas contábeis faz com que as demonstrações elaboradas em diversos países sejam incorporadas entre si, exigindo o entendimento das práticas contábeis existentes, possibilitando comparações.