Questão
2021
FAPEC
Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
Técnico-Administrativo em Educação (UEMS)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Considere144f0b68573
Considere a contextualização a seguir e o texto que a sucede, que são referências para a questão. A pesquisadora Rita Pacheco Limberti, ao se pronunciar sobre Cantos de terra, afirma que os cantos de Emmanuel Marinho: “São exaltações, declarações, confissões; são lamentos, denúncias, protestos. (...) O poeta/menino/boiadeiro/Juana nos exorta, todos, ao caminho da igualdade e do amor. Voz de veludo e dedo na ferida". Essas duas expressões nominais com que Limberti caracteriza a obra são usadas por Jorgina Espíndola Ortega de Lima (2013), em estudo sobre a construção da imagem do índio na produção poética do escritor.

Leia, a seguir, o fragmento de um dos poemas integrantes da obra mencionada: SUPER-HERÓIS



MARINHO, Emmanuel. “Super-heróis”. In: Cantos de terra. Campo Grande: Letra Livre, 2016. p. 23-24.

Com base nos princípios e nos procedimentos indispensáveis ao estudo de textos literários e na leitura/análise do poema, é correto afirmar que:
A
o poeta põe em cena personagens urbanos internacionais, simulando uma sociedade que abrange a todos, inclusive os indígenas, representados, no poema, por Tarzan.
B
num gesto cosmopolita, o poeta coloca, num mesmo espaço geográfico, heróis norte-americanos e o índio, exortando o leitor a reconhecer o valor da arte literária de outras culturas.
C
o poeta valoriza a literatura de massa norte-americana, por operar no nível global e da fantasia, reconhecendo diferenças e problemas que afetam populações de outras partes do mundo.
D
estabelecendo um diálogo entre a literatura estrangeira e a brasileira, o poeta valoriza atrações que sempre seduziram as margens, como o capital financeiro e cultural que circula pela “Cosmópolis contemporânea”, representada, no poema, pela literatura de massa norte-americana.
E
a partir de outro contexto e mobilizando personagens da cultura de massa norte-americana, o poeta articula um processo de desmascaramento e de desconstrução de mitos, reivindicando atenção para a luta por direitos humanos e por questões ecológicas regionais e nacionais.