Questão
2021
UEAP
Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Amapá
Sargento (CBM CE)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Considere-textos-03-0425052199d54
Considere os textos 03 e 04 abaixo.

Texto 03 - Reflexos sobre a emoção do medo e suas implicações sobre as ações de Defesa Civil.

A missão de salvar e preservar a vida está impressa no sangue; o bombeiro é treinado e condicionado para isso, o que não significa que não sinta medo ou tema pela sua vida, embora eles se recusem a evitar qualquer procedimento em função deste medo, mesmo que isso possa significar o limite a que os riscos e o medo os expõem: a morte. Mas cada evento é significativo, pois quando há vitória, o sentimento de gratidão e de satisfação pessoal é imenso. Entretanto, cabe lembrar que a cobrança também vem na mesma medida, especialmente se o atendimento não acontece a tempo e a hora; ou caso algum imprevisto os retarde; ou talvez não haja as condições que a crise exige. Assim, da mesma forma que são ovacionados pela população, são por ela também criticados e desprezados à menor falha. De fato, ser bombeiro não é tarefa fácil!

Fonte: TAVARES, Luana; BARBOZA, Fernando. Reflexos sobre a emoção do medo e suas implicações sobre as ações de Defesa Civil. Ambient. soc. vol.17 no.4 São Paulo Oct./Dec. 2014 Acessado em 15.05.2021.

Texto 04 - Filosofia do risco versus benefício.

“Arriscar muito para salvar muito;

Arriscar pouco para salvar pouco;

Não arriscar nada para salvar nada”

Fonte: MANUAL BÁSICO DE COMBATE A INCÊNDIO do CBMDF (2013) – Módulo 4 – Táticas de combate a incêndios, CBMDF, 2ª ed. 2013.

Considerando os procedimentos de segurança e definições contidas no Manual de Combate a Incêndio do CBMDF (2013), identifique a resposta ERRADA.
A
A segurança na operação deve ser o primeiro objetivo do comandante do socorro. Para isso, devem-se evitar acidentes ou minimizar o risco de acidentes durante a operação. As atividades de segurança visam atender não somente os bombeiros, mas também outras pessoas que estejam trabalhando na área da ocorrência (policiais, pessoal de saúde, etc.) bem como os espectadores (curiosos ou transeuntes).
B
A profissão de bombeiro é cercada de muitos riscos, capazes de provocar ferimentos graves e até a morte. Independente da visão de herói que os bombeiros possuem, é inadmissível que se assuma riscos desnecessários. Para uma operação segura de combate a incêndio, não basta somente considerar os fatores relacionados aos equipamentos e o fator humano (bombeiro); deve-se leva em conta o comportamento do fogo, uma estrutura adequada de comando e controle e os principais riscos relacionados a cada ocorrência.
C
Sobre ocorrências envolvendo risco de choque elétrico, devem-se utilizar luvas de proteção específicas e outros materiais isolantes. Em caso de choque elétrico, as principais condutas são: interromper, imediatamente, o contato da vítima com a corrente elétrica, desligando a eletricidade na chave específica da área ou na chave geral do local; não encostar na vítima, se não conseguir desligar a corrente elétrica; afastar a vítima do contato com a eletricidade, utilizando material isolante, seco, como borracha, madeira ou plásticos; realizar reanimação cardiopulmonar se necessário e remover a vítima para um hospital, mantendo a observação de seus sinais vitais (respiração e batimentos cardíacos).
D
A segurança é responsabilidade de todos os bombeiros envolvidos no socorro. Todos os bombeiros devem ser treinados para identificar e informar imediatamente os riscos durante a operação para que as informações possam ser repassadas a todos os envolvidos. Entre as diversas funções que um bombeiro pode assumir durante a ocorrência, existe o oficial de segurança, sendo este um militar designado para minimizar os riscos e aumentar a segurança para os bombeiros e para as pessoas presentes no local. Não existem critérios para a escolha do militar que vai assumir a função de oficial de segurança. Esta função é obrigatória em qualquer ocorrência e está prevista no Sistema de Comando de Incidentes (SCI). Independentemente da sua graduação, o oficial de segurança possui autoridade para interferir na operação, caso verifique que há risco iminente para os bombeiros.
E
Deve ser delimitada uma área de segurança para prevenção contra risco de queda de materiais ou até mesmo o colapso da estrutura. Ela deve ser de, no mínimo, uma vez e meia a altura da edificação, considerando que objetos que caem da edificação podem, ao chocar-se com o solo, lançar detritos a distâncias superiores à altura da edificação. Em operações de combate a incêndio,é importante a presença de uma Unidade Tática de Emergência (UTE), à disposição da ocorrência, para atender aos bombeiros que, porventura, se acidentarem durante a operação. Pode ser estabelecida no local do evento uma unidade médica para atendimento em caso de grandes eventos ou ocorrências de risco. Esta unidade tem por finalidade atender apenas aos bombeiros.