Conhecer as hipóteses de escrita pelas quais passam as crianças para a construção de uma escrita alfabética é importante para desenvolver possibilidades de intervenção didáticas para que a criança possa ampliar seus conhecimentos. De acordo com o documento Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, hipóteses de escrita infantil segundo a psicogênese da escrita são:
I- Hipótese pré-silábica.
II- Hipótese silábica.
III- Hipótese silábico-alfabética:
IV- Hipótese alfabética.
Relacione os itens a seguir:
( ) a criança começa a perceber que uma única letra não é suficiente para registrar as sílabas e recorre, simultaneamente, às hipóteses silábica e alfabética, isto é, ora usa apenas uma letra para notar as sílabas orais das palavras, ora utiliza mais de uma letra, estabelecendo relação entre fonema e grafema.
( ) a criança ainda não compreende que existe relação entre a escrita e a pauta sonora, podendo usar letras, pseudoletras, números, rabiscos e até mesmo desenhos para escrever.
( ) a criança compreende que se escreve com base em uma correspondência entre sons menores que as sílabas (fonemas) e grafemas. Nesta hipótese, o aprendiz passa a compreender que, para cada som pronunciado, é necessário uma ou mais letras para notá-lo, mesmo que, inicialmente, ainda não tenha se apropriado de muitíssimos casos de regularidade e irregularidade da norma ortográfica.
( ) a criança estabelece uma correspondência entre a quantidade de letras utilizadas e a quantidade de sílabas orais das palavras, podendo usar letras com ou sem valor sonoro convencional.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: