Questão
2018
INAZ DO PARÁ
Prefeitura Municipal de São João do Araguaia (PA)
Professor de Ciência da Natureza (Pref São João do Araguaia/PA)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Com-funca-determinante1151818361f
Com função determinante no controle do ciclo celular, foi isolada e caracterizada uma família de enzimas quinases de proteínas, denominadas de quinases dependentes de ciclina ou da sigla em inglês CDK. Uma quinase de proteína tem como atividade básica a fosforilação de proteína-substrato, o que consiste em transferir um grupo fosfato do doador ATP ou GTP para aminoácidos aceptores desse fosfato, como serinas ou treoninas. As CDK são ativadas e inativadas ao longo ciclo, promovendo, em consequência, padrões cíclicos de fosforilação de proteínas que desencadeiam ou regulam os principais eventos do ciclo.



Fonte: Carneiro, José; Junqueira Luiz C. Biologia celular e molecular. Guanabara Koogan. 9ª edição, 2012.

Pode-se afirmar sobre os processos de controle acima mencionados, exceto:
A
As CKIs (Inibidores de quinase dependente de Ciclina) são responsáveis por ativar os complexos ciclinas-Cdk. Essas proteínas ligam-se às Cdk, provocando um rearranjo em seu sítio ativo, ativando-a. Esse processo é revertido quando elas se dissociam das Cdk.
B
O complexo S-Cdk, ativado no final do G1, fosforila o complexo ORC (de reconhecimento de origem) e essa fosforilação e consequente ativação desse complexo desencadeiam a replicação do DNA.
C
As CKIs (Inibidores de quinase dependente de Ciclina) p21, p53 e p57 exercem um controle negativo sobre a proteína pRb por bloquearem a atividade de quinase dos três complexos ciclina-CDKs, podendo impedir que a célula saia do estágio G1.
D
A ativação das Ciclinas-cdk resulta da fosforilação de um aminoácido específico próximo ao sítio ativo da Cdk, por ação de uma proteína conhecida como CKA ou CAK (quinase ativadora de ciclina) responsável em causar uma pequena alteração conformacional da Cdk, aumentando sua eficiência em fosforilar proteínas-alvo importantes no ciclo.