Questão
2008
Fundação CEFETBAHIA
Prefeitura Municipal de Jaguaripe (BA)
Professor N1 (Pref Jaguaripe/BA)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Clara-Luz-era-fada921d7e9eee
“Clara Luz era uma fada, de seus dez anos de idade mais ou menos, que morava lá no céu, com a senhora fada sua mãe. Viveriam muito bem se não fosse uma coisa: Clara Luz não queria aprender a fazer mágicas pelo Livro das Fadas. Queria inventar suas próprias mágicas...” (ALMEIDA, Fernanda Lopes de. A fada que tinha idéias. São Paulo: Ática, 2005. p. 9.)

A partir de uma reflexão sobre o trecho em evidência e sobre as características de um planejamento didático, numa perspectiva socioconstrutivista, é verdadeiro o que se afirma em  
A
Qualquer livro didático tem um caráter exclusivamente informativo, portanto, é natural que ele seja pouco atraente, mas é indispensável que o professor adote um livro único para cada área e faça com que os alunos se acostumem com o conhecimento sistematizado ali apresentado.  
B
O professor, para planejar uma seqüência didática, deve considerar as necessidade e os conhecimentos prévios dos alunos, estimulando o surgimento de novas necessidades, podendo, nesse sentido, o livro didático ser usado como uma fonte de informação possível, que não a única nem a melhor.  
C
Os alunos das classes populares nem sempre podem adquirir o livro didático, mas o planejamento do professor deve atender à seqüência de conteúdos nele apresentada, tendo em vista que esse material foi elaborado por especialistas nos assuntos abordados.
D
O livro didático pode ser desprezado, quando o professor faz o planejamento, pois ele sempre apresenta um conteúdo padronizado, artificial, distante do mundo conhecido pelo aluno, além de que não vai acrescentar novos saberes nem enriquecer a experiência de aprendizagem e criação a ser vivida na sala de aula.  
E
O professor, ao planejar o ensino, pode considerar a possibilidade de que o aluno “invente” o próprio livro, que passa a funcionar mais como um registro da experiência vivida do que como uma fonte limitada de informações simplificadas, mas essa opção inviabilizaria o indispensável processo de memorização de conceitos.