Questão
2024
CESGRANRIO
Caixa Econômica Federal
Técnico Bancário Novo (CEF)
2024
CESGRANRIO
Caixa Econômica Federal
Técnico Bancário Novo - Tecnologia da Informação (CEF)
Caixa-financia-varios3168af0a552
Discursiva
A Caixa financia vários Programas de Governo, dentre os quais figura o que busca promover a melhoria da mobilidade urbana, da acessibilidade universal, da qualidade de vida e do acesso aos serviços básicos e aos equipamentos sociais nas cidades brasileiras.

O texto abaixo tem o objetivo de situar sua discussão e deve ser usado como motivador para a produção de sua redação. Não o copie, tampouco copie qualquer texto desta prova.


População pobre é a mais atingida pelo baixo investimento em mobilidade urbana


A mobilidade urbana é um desafio para as grandes cidades. A falta de investimentos em transportes alternativos prejudica, principalmente, as camadas mais pobres da sociedade, que sofrem a consequência de perder horas em transportes públicos com superlotação no deslocamento de casa ao trabalho, enquanto a camada mais privilegiada da população mora próximo ou pode ir de transporte individual para o trabalho e usufruir de boa estrutura viária.

Segundo especialistas, “Carro é o pior transporte que se possa imaginar, porque ocupa mais espaço, gasta mais combustível, gera mais poluição no ar e sonora. Então, qualquer sistema baseado em transporte individual vai gerar uma cidade congestionada e poluída, o que não é o que a gente gostaria. A população mais pobre acaba sendo jogada para a periferia, áreas distantes de onde estão os empregos, portanto, essa população acaba tendo que gastar muito tempo no transporte, entre uma e quatro horas por dia para sair de casa, ir para o trabalho e voltar para casa, o que acaba sendo um grande imposto cobrado na população de baixa renda”.

OLIVEIRA, K. Jornal da USP. Publicado em 15 jul. 2020. Disponível em: https://jornal.usp.br/ciencias/populacao-pobre-e-a--mais-atingida-pelo-baixo-investimento-em-mobilidade-urbana/. Acesso em: 8 mar. 2024. Adaptado.

Considerando a preocupação atual com os problemas de mobilidade urbana, elabore um texto dissertativo-argumentativo sobre o tema a seguir, justificando sua opinião com argumentos.

Mobilidade urbana e desigualdade social: como os investimentos públicos podem melhorar a qualidade de vida das pessoas nas grandes cidades.


O texto deverá ter de 25 a 30 linhas, mantendo-se no limite de espaço para a Redação