CONHECIMENTO TEÓRICO SOBRE CARTA DO LEITOR
(1º§) A carta do leitor é um gênero textual utilizado quando algum cidadão deseja posicionar-se criticamente a respeito de algum assunto ou acontecimento do momento. É um texto de curto tamanho, com linguagem concisa e assertiva.
(2º§) A acarta do leitor tem estrutura que demonstra forte presença do tipo textual argumentativo e expositivo, buscando defender uma perspectiva que converge ou discorda do texto-fonte. Procure conhecer e escrever um modelo de carta do leitor.
(3º§) A carta do leitor é um gênero textual que serve para quando uma pessoa deseja expressar sua opinião ou seu posicionamento crítico a respeito de algum assunto relevante no momento. Esse gênero se enquadra como um exercício de cidadania e pode ser direcionado tanto a jornais como às revistas de diversos segmentos.
(4º§) A carta do leitor, por sua ampla funcionalidade, se encontra como gênero em diversos contextos. Um cidadão pode se posicionar perante um jornal, após alguma reportagem ou notícia publicada, a qual o autor pretende tecer uma crítica, mas também pode utilizar o mesmo gênero para se posicionar diante de uma revista de tema específico, como revista de música, literatura, arquitetura, engenharia, etc.
(5º§) A carta do leitor possui um tamanho reduzido e comumente se apresenta em alguma das páginas do informativo, em uma área específica a essa produção. O autor precisa apresentar a sua crítica de modo objetivo, para se adaptar ao espaço.
(6º§) Embora seja nomeado como “carta”, esse gênero textual se assemelha muito aos gêneros argumentativos, isso porque, como o intuito é expressar uma opinião crítica, é necessário lançar mão de estratégias que contribuam para o convencimento do leitor.
(7º§) Sendo assim, a carta do leitor apresenta os elementos e estratégias da argumentação como uma forte característica da sua estrutura, sendo fundamentais para que a carta possua maior impacto no periódico e consiga convencer outros leitores a respeito da tese defendida.
(8º§) Além disso que foi apresentado, por se tratar de algum assunto ou problema em destaque no momento, o gênero exige a presença de exposição do tema abordado. Assim, o tipo textual expositivo também é uma característica presente nesse tipo de carta.
(9º§) O texto se desenvolve a partir de um “conflito”, não necessariamente no sentido literal, mas pelo fato de existir uma oposição entre a opinião do autor e a opinião criticada. A partir dessa interação, o autor pode escolher algumas estratégias para analisar a questão."
(10º§) Para fazer uma carta do leitor, antes de tudo, é necessário ter uma posição crítica a respeito de algo que foi publicado em algum periódico. É importante considerar os assuntos e temas recentes e relevantes. Além disso, é importante atentar ao veículo no qual a carta será publicada: qual o seu perfil e de seus leitores.
(...)
(https://brasilescola.uol.com.br/redacao/a-carta-leitor.htm) – (Adaptado)
Analise as assertivas com o código V(Verdadeiro) ou F(Falso). Após análise, marque a alternativa com a série correta.
I – Na frase: “É um texto de curto tamanho, com linguagem concisa e assertiva” – temos apenas exemplos de concordâncias verbais.
II – Na frase: “O autor precisa apresentar a sua crítica de modo objetivo” - temos um exemplo de concordância verbal na terceira pessoa do singular do modo indicativo.
III – Na expressão: “linguagem concisa e assertiva” – temos exemplo de concordância nominal no feminino singular.
IV – Na expressão: “um modelo de carta do leitor” – temos exemplos de concordâncias nominais no masculino singular.