Questão
2019
IFMS
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul
Médico Psiquiatra (IFMS)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
CASO-CLINICO-Voce223c69bc9c1
CASO CLÍNICO 

Você avaliou um paciente do sexo masculino, de 43 anos, usuário de 1 (uma) garrafa de cachaça/dia e 1 (uma) carteira de cigarro/dia há cerca de 17 anos, sem uso de outras drogas, com aumento do padrão de consumo há pelo menos 2 anos. Recentemente, vinha bebendo cachaça em casa (sem frequentar o bar), sendo a primeira dose pela manhã (para “abrir o apetite”) e demais doses à noite, no “horário da novela”, com finalidade de relaxar e diminuir sua insônia. O paciente relata que somente em algumas situações “excedia” a quantidade de álcool programada. Ele reporta que, associado ao uso de álcool, vinha apresentando anedonia, insônia, perda do interesse em atividades rotineiras, tristeza e o fato de que estava se isolando em casa, passando boa parte do tempo na cama. Parou subitamente de fazer uso de álcool, quando passou a apresentar piora no quadro de insônia, tremores importantes nas mãos, vertigem e episódios de alucinações visuais (microzoopsias). O pai do paciente relata que ele também apresentava ideias delirantes paranoides (pensava que estava brincando de se esconder de crianças da vizinhança), além de certa desorientação alopsíquica. 

Uma das preocupações no acompanhamento e tratamento de pacientes dependentes de álcool é evitar a síndrome de Wernicke e controlar os sintomas de abstinência. Com base nas atuais evidências científicas sobre o tema, marque a alternativa CORRETA.  
A
O baixo teor de proteínas e vitaminas em bebidas alcoólicas favorece o surgimento de deficiências nutricionais em indivíduos que consomem grandes quantidades. A suplementação com vitamina C é a principal medida adjuvante ao tratamento que visa reduzir a incidência de condições como a encefalopatia de Wernicke. 
B
A reposição com tiamina por via parenteral não é recomendada em virtude dos riscos de efeitos colaterais. 
C
O delirium tremens é a manifestação mais grave da abstinência por álcool, e usualmente ocorre de 2 a 3 dias após a interrupção do consumo de bebidas alcoólicas. 
D
Os benzodiazepínicos estão recomendados nos casos de tratamento da abstinência por álcool, sendo que a dose máxima diária de diazepam não deve exceder 60 mg/dia. 
E
A tríade diagnóstica da síndrome de Wernicke (confusão mental, ataxia e oftalmoplegia) está presente em 2/3 dos casos.