O Brasil, sendo um país multi-étnico e pluricultural, necessita de uma organização escolar onde todas as pessoas possam se ver incluídos na sociedade de modo geral, e que sejam garantidos a todas as pessoas os direitos de aprender e de ampliar os conhecimentos, sem ser obrigados a negar a si mesmos, ao grupo étnico/racial a qual pertence. Portanto fazem parte dos princípios nos quais devem se conduzir a consciência política e histórica no trabalho com a diversidade nas relações étnicas-raciais:
I - à igualdade básica de pessoa humana como sujeito de direitos.
II - à compreensão de que a sociedade é formada por pessoas que pertencem a grupos étnico-raciais distintos, que possuem cultura e história próprias, igualmente valiosas e que em conjunto constroem, na nação brasileira, sua história.
III - ao conhecimento e à valorização da história dos povos africanos e da cultura afro-brasileira na construção histórica e cultural brasileira.
IV - à superação da indiferença, injustiça e desqualificação com que os negros, os povos indígenas e também as classes populares às quais os negros, no geral, pertencem, são comumente tratados.
Dentre as afirmativas acima estão corretas: