Questão
2016
AOCP
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia
Professor do Ensino Básico Técnico e Tecnológico - Área Língua Portuguesa (IFBA)
BELEZA-beleza-esta199814e3ca7
BELEZA

A beleza está nos olhos da dona Maria Francisca. Há alguns dias, ela não estava tão bela. Deitada na maca, com suplemento de oxigênio em suas narinas, sua fala ainda cansada e intercortada, buscava me deixar feliz dizendo que estava melhorando. Mesmo no seu pior dia, olhava-me com seus marejados e dizia: só um pouco de falta de ar. Em alguns dias, por preceitos que ultrapassam qualquer lógica natural da vida, ela melhorou.

Respirava agora por conta própria. Enchia o peito e agora dizia com fôlego: estou ótima, graças ao senhor e a Deus! Mais belas que sua face agora 
corada estavam naquele momento as lágrimas que desciam de seus olhos. Mais belas estavam sua fé e força de vontade. Minha função foi cumprida, mas meu esforço foi recompensado. Não há beleza maior que a gratidão mais sincera.

Texto adaptado. Fonte: https://www.passeidireto.com/arquivo/19626867/ exercicio-de-comu-e-expressao-questoes-objetivas-de-g1

Para a construção de um texto, é necessária a junção de fatores referentes tanto aos aspectos formais como as relações sintático-semânticas, quanto às relações entre o texto e os elementos que o circundam: falante, ouvinte, situação pragmática. Assinale a alternativa correta quanto ao que se afirma a respeito dos mecanismos sintático-semânticos mencionados ou em destaque nas expressões a seguir retiradas do texto.
A
Somente verbos conjugados, no particípio ou adjetivos podem fazer referência a um sujeito. Pronomes, em geral, não exercem essa função, como os que se encontram em destaque em: “Deitada na maca, com suplemento de oxigênio em suas narinas, sua fala, ainda cansada e 
intercortada, buscava me deixar feliz dizendo que estava melhorando”.
B
O adjetivo “belas”, em “Mais belas”, duas vezes utilizado no texto, remete ao mesmo referente.
C
O termo “beleza” é um adjetivo algumas vezes expresso no texto e que se refere a uma característica própria da dona Maria Francisca.
D
Todos os recursos utilizados no texto para se referir à dona Maria Francisca se apresentaram em forma de nominalização.
E
Em “Enchia o peito e agora dizia com fôlego: estou ótima, graças ao senhor e a Deus!”, apesar de as pessoas verbais serem diferentes (terceira pessoa, terceira pessoa e primeira pessoa respectivamente), trata-se do mesmo referente, ou seja, da dona Maria Francisca.