Questão
2023
FUNDEP
Prefeitura Municipal de Uberlândia (MG)
Professor de Ciências da Natureza (Pref Uberlândia/MG)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Aumento-temperatura134f793a9be
Aumento da temperatura marinha deve impactar cadeias alimentares 

“Ainda que as larvas de caranguejo da espécie Leptuca thayeri tenham sobrevivido a um aumento na acidez da água, a elevação de 2°C na temperatura nos primeiros três a quatro dias de vida levou a uma redução de 15% na taxa de sobrevivência, em comparação com as que estavam na temperatura média da região. Um aumento de 4°C levou a uma mortalidade 34% maior”, relata Murilo Zanetti Marochi, primeiro autor do estudo realizado em São Vicente, São Paulo. 

Disponível em: https://revistagalileu.globo.com/ciencia/meioambiente. [Pesquisa por: Aumento da temperatura marinha.] Acesso em: 15 jun. 2023.

O professor levou essa notícia para a aula. O objetivo da atividade era fazer os alunos pensarem no impacto que o aumento de temperatura pode causar na cadeia alimentar marinha. 

Diante do exposto, os alunos concluíram corretamente que
A
a morte das larvas de caranguejo levaria à diminuição dos seus predadores, como os animais do zooplâncton, que se enquadram como consumidores secundários.
B
a base da cadeia alimentar seria afetada, uma vez que as larvas são os produtores da cadeia.
C
o topo da cadeia alimentar seria afetado, pois os futuros caranguejos que compõem esse nível não chegariam à idade adulta.
D
a diminuição das larvas de caranguejo teria como consequência a redução do fitoplâncton, pois as algas unicelulares se alimentam de larvas.