Arte plumária é um termo que designa artefatos confeccionados a partir de penas de aves utilizadas sobretudo como adorno corporal pelos índios brasileiros. (…) Na confecção de artefatos plumários, a matéria-prima é basicamente a mesma para todos os grupos tribais brasileiros. Contudo, muitas tribos desenvolveram estilos próprios (…). Os adornos plumários não servem apenas para enfeitar o corpo, e o elemento plumário aplicado a outras superfícies, como armas, instrumentos musicais, máscaras, não pode ser visto como atributo meramente decorativo. Eles podem ser considerados verdadeiros códigos, que transmitem, em uma linguagem não verbal, mensagens sobre sexo, idade, filiação clânica, posição social, importância cerimonial, cargo polı́ tico e grau de prestigio de seus portadores. Além de enfeites, portanto, são símbolos e, por isso, usados nos ritos e nas cerimônias, campo simbólico por excelência das culturas humanas.
DORTA, Sônia; VELTHEM, Lúcia Van. Arte plumária do Brasil: trajetórias de plumas e pessoas emaranhadas. Editora Mercedes Bens do Brasil, 1982, com adaptações.
Tendo em vista a linguagem não verbal e o respectivo significado na cultura indígena, assinale a alternativa que resume as ideias do excerto.