O Antigo Oriente Próximo ou Antigo Oriente é o termo utilizado para denominar a região de onde apareceram as civilizações anteriores às clássicas, na região que atualmente se denomina Médio Oriente. O Oriente Próximo sofreu uma revolução agrícola no período Neolítico, beneficiando os povos da Mesopotâmia, os hebreus, fenícios e persas etc. Todas as afirmações sobre essas civilizações estão corretas, EXCETO.
Questão
2016
INSTITUTO MACHADO DE ASSIS
Prefeitura Municipal de Matias Olímpio (PI)
Professor de História (Pref Matias Olímpio/PI)
Antigo-Oriente-Proximo6140ca29de
A
As sociedades que, na Antiguidade, habitavam os vales dos rios Nilo, Tigre e Eufrates tinham em comum o fato de haverem possibilitado a formação do Estado a partir da produção de excedentes, da necessidade de controle hidráulico e da diferenciação social.
B
A região da Mesopotâmia ocupa lugar central na história da humanidade. Na Antiguidade, foi berço da civilização sumeriana devido ao fato de apresentar um relevo peculiar e favorável ao isolamento necessário para o crescimento socioeconômico.
C
A partir do III milênio a. C. desenvolveram- se, nos vales dos grandes rios do Oriente Próximo, como o Nilo, o Tigre e o Eufrates, estados teocráticos, fortemente organizados e centralizados e com extensa burocracia. Uma explicação para seu surgimento foi à necessidade de coordenar o trabalho de grandes contingentes humanos, para realizar obras de irrigação.
D
Na Antiguidade, durante o reinado de Ciro I (559-529 a. C.), os persas construíram um vasto império e governaram diferentes povos, adotando uma política que respeitava as diferenças culturais e religiosas. Esse modo de proceder está exemplificado no fato de libertarem os judeus cativos na Babilônia, que retornaram à Palestina e reconstruíram o templo de Salomão e o culto a Iavé