Anorexígenos São fármacos que provocam anorexia, isto é, redução ou perda de apetite. Devem ser utilizados apenas como adjuvantes no tratamento da obesidade. Não se recomenda seu emprego como tratamento primário para promover a perda de peso. Assinale a alternativa correta quanto ao mecanismo de ação dos mesmos:
Questão
2018
EXATUS
Prefeitura Municipal de Bela Vista da Caroba (PR)
Farmacêutico (Pref Bela Vista da Caroba/PR)
Anorexigenos-Sa487cbbd0e7
A
Sibutramina - Atua inibindo a recaptação de norepinefrina (NE) e de 5hidroxitriptamina (5HT), sendo os dois metabólitos muito mais potentes. Possui baixa afinidade pelos receptores serotonérgicos (5HT1, 5HT1A, 5HT2A, 5HT2C, 5HT1D), adrenérgicos (b1, β2, β3, α1, α2), dopaminérgicos (D1, D2), muscarínicos (M1, M2), histaminérgicos (H1), de glutamato e de benzodiazepínicos. A capacidade de reduzir a ingestão de alimentos, em modelos animais, resulta de uma intensificação da saciedade. A redução de peso é aparente em torno da quarta semana e máxima na sexta.
B
Sibutramina - É um minopolissacarídeo derivado da quitina extraída do fitoplâncton marinho que, obtida por desacetilação, resulta num agente com estrutura semelhante à da celulose. O complexo formado é semelhante ao das fibras alimentares do tipo frutooligossacarídeos, resistentes às enzimas digestivas envolvendo o complexo quitosanalipídio no intestino. A eliminação lipídica é então enormemente facilitada. Mediante a perda do grupo acetil, a sua molécula adquire cargas elétricas positivas com capacidade para atrair as gorduras ingeridas. O gel assim formado, é altamente resistente à ação das enzimas digestivas pancreática e intestinal e aumenta o volume das fibras com resultante sensação de saciedade. Colesterol e triglicérides são também reduzidos e HDLcolesterol aumentado. Os resultados são um aumento da eliminação fecal de gorduras, sem provocar diarreia e perda de peso. Essa perda pode atingir até 7 kg em quatro semanas.
C
O rimonabanto é um bloqueador seletivo de uma nova classe de bloqueadores seletivos do receptor canabinoide 1 (CB1), com nome químico 5 (pclorofenil) 1(2,4diclorofenil) 4metilNpiperidinopirazol3carboxamida. Atua reduzindo a hiperatividade do sistema endocanabinoide com a melhora no metabolismo dos lípides e da glicose e a consequente regulação da ingesta de alimentos, proporcionando equilíbrio energético. Reduz o peso corpóreo e a circunferência abdominal. Reduz a hemoglobina glicada em cerca de 57% independente da perda de peso. Com o equilíbrio do metabolismo há uma queda dos triglicérides e aumento do HDLcolesterol. Dois representantes desse grupo são a anandamida e o 2araquidonoilglicerol (2AG).
D
Todas as alternativas estão Incorretas.