Analise a imagem e o texto a seguir:


(Fonte: HENFIL. A volta da Graúna. São Paulo: Geração Editorial, 1993. p. 59.)
No Brasil “O direito à participação política também encontra obstáculos. [...] Não só o direito à representação política (ser representante) diminui porque se restringe aos competentes, como ainda a ideologia da competência oculta e dissimula o fato de que, para ser ‘competente’, é preciso ter recursos econômicos para estudar e adquirir conhecimentos. Em outras palavras, os ‘competentes’ pertencem à classe economicamente dominante, que, assim, dirige a política segundo seus interesses e não de acordo com a universalidade dos direitos. Nossa sociedade é autoritária porque é hierárquica, pois divide as pessoas, em qualquer circunstância, em inferiores, que devem obedecer, e superiores, que devem mandar [...] Como se observa, a democracia, no Brasil, ainda está por ser inventada.”
(CHAUÍ, Marilena. Convite à filosofia. São Paulo: Ática, 1995. p. 434-436.)
Com base na imagem, no texto e nos conhecimentos sobre democracia e participação política considere as afirmativas a seguir.
I. A imagem reforça a afirmação da autora sobre os obstáculos à participação política e à necessidade da construção de uma democracia de fato no Brasil.
II. A imagem mostra que na democracia brasileira a criação, a universalização e a garantia dos direitos coexistem com a polarização entre a carência e o privilégio.
III. O texto denuncia o uso ideológico do discurso da competência; a imagem mostra que a política é negada como ação ampla de todos os cidadãos.
IV. O texto indica que a democracia no Brasil encontra-se em uma situação de vir a ser, e a imagem denuncia a ausência da universalidade dos direitos no país.
Estão corretas apenas: