Questão
2017
FUNDEP
Prefeitura Municipal de Itatiaiuçu (MG)
Professor P2 Ensino Religioso (Pref Itatiaiuçu/MG)
Analise-charges-seguir68ddce2574
Analise as charges a seguir.





Em ambas, a questão da intolerância religiosa está presente de alguma maneira e a intolerância gera violência. Segundo Ciriaco Izquierdo Moreno, “para educar na convivência, na paz e lutar contra a violência, é preciso tolerância. Por isso, a tolerância transformou-se, hoje, na rainha das virtudes” (Educar em valores, p. 166).

Compreendendo tolerância a partir desse autor, em sua obra Educar em valores, pode-se afirmar, EXCETO:
A
A tolerância é a capacidade de abertura do pensamento para as crenças, valores e comportamentos diferentes dos nossos. Nesse sentido, a charge II representa uma situação de intolerância.
B
A tolerância possui certos limites e só é válida dentro deles. Ou seja, não se é possível ser tolerante com os intolerantes, sob pena de destruirmos a tolerância. É o “paradoxo da tolerância”, segundo Karl Popper. Nesse sentido, a charge II representa o direito de grupos religiosos que são intolerantes com tradições que desvirtuam a vontade e revelação divinas.
C
A tolerância implica na aceitação de que os outros podem questionar nossas crenças, valores e comportamentos e, nem por isso, se lhes inflige sanções ou atos violentos. Nesse sentido, a charge I representa uma intolerância, pois nela há a agressão a alguém a partir dos valores ou símbolos de uma determinada tradição religiosa.
D
A tolerância é uma atitude pela qual se tende a compreender os erros, falhas, limitações, defeitos, etc. de outras pessoas, evitando contínuas reprovações ou brigas. Ser tolerante significa poder escutar opiniões contrárias com uma atitude de respeito. Não é o que acontece na charge I, que representa uma atitude de intolerância.