Ana Teberosky é uma das pesquisadoras mais respeitadas quando o tema é alfabetização. A Psicogênese da Língua Escrita, estudo desenvolvido por ela e por Emilia Ferreiro no final dos anos de 1970, trouxe novos elementos para esclarecer o processo vivido pelo aluno que está aprendendo a ler e a escrever. Através dos resultados obtidos por meio da pesquisa realizada pelas educadoras, foram definidos cinco níveis de desenvolvimento da escrita. Sobre este tema, marque a alternativa INCORRETA.
Questão
2016
FAUEL
Prefeitura Municipal de Pinhão (PR)
Professor Ensino Fundamental (Pref Pinhão/PR)
Ana-Teberosky-e76e76e9151
A
Nível alfabético: O aluno nesse nível já domina a relação existente entre letra – sílaba – som e as regularidades da língua. Faz relação sonora das palavras, escreve do jeito que fala, oculta letras quando mistura a hipótese alfabética e silábica, apresenta dificuldades e problemas ortográficos.
B
Nível ortográfico: Esse é um nível em que permanecemos em contínua construção, quando vamos adquirindo e dominando as irregularidades da língua no decorrer da vida.
C
Nível Pré-Silábico: A criança já começa a ter consciência de que existe uma relação entre fala e escrita, entre os aspectos gráficos e sonoros das palavras, tenta dar valor sonoro a letras e sinais para representar as palavras. Para cada sílaba pronunciada, o indivíduo escreve uma letra (uma letra para cada sílaba), ou para cada palavra numa frase dita.
D
Nível silábico-alfabético: Esse nível é uma transição do silábico para o alfabético. É uma escrita quase alfabética, em que a criança começa a escrever alfabeticamente algumas sílabas, e, para outras, permanece silábico.