Alimentos: evite o desperdício, pois muitos ainda passam fome
Evitar desperdício de alimentos é uma obrigação de todos. Milhões de pessoas passam fome no mundo. Não é justo que aqueles que tenham mais não se preocupem com aqueles que muitas vezes só podem fazer uma refeição por dia e muitas vezes nem isso.
Quem trabalha com educação precisa ensinar as crianças, desde muito cedo, como se obtém os alimentos, o tempo que leva para um agricultor plantar e colher e principalmente quanto custa poder ver e aproveitar uma mesa farta.
Mais importante é mostrar a realidade para os filhos, desde cedo, para que eles respeitem o esforço de todos os envolvidos na cadeia alimentar e para que eles possam usufruir de uma boa alimentação.
Para evitar desperdícios é preciso que as crianças aprendam a consumir só o que realmente precisam. A mãe deverá servir somente as quantidades que sabe que o filho poderá ingerir e não além disso, pois o destino será a lata do lixo. Em consequência, mais lixo significa mais problemas para o meio ambiente e mais miséria para os mais pobres. Infelizmente o mundo sempre foi assim. Uns com tanta
fartura e outros com tanta escassez. Mas é preciso mudar esta situação.
Nunca como hoje a informação chega a todos. Quem sabe e conhece a realidade precisa agir e comprar apenas o que precisa e que tem certeza de que será consumido. Muitas famílias, ainda fazem compras mensais em grande quantidade, herança dos tempos de escassez e de dificuldades para se conseguir alimentos.
Hoje é diferente. As ofertas de produtos são inúmeras. Os supermercados estão ao alcance de todos com tudo que é possível imaginar. Para quem tem recursos nada é impossível de ser adquirido. Para aqueles que têm menos tudo fica mais difícil, mas mesmo assim a vida melhorou para todos.
Mesmo com as facilidades e dificuldades é preciso aprender a respeitar os alimentos e aproveitá-los da melhor maneira possível. Quando sentir que algo não será aproveitado, ofereça para alguém que precisa, pois além de saciar a fome de seu semelhante, estará praticando a caridade: uma das mais notáveis virtudes que existe.
Isto faz parte da educação. Pais e professores precisam se engajar nesta luta. Tanto em casa quanto na escola isso precisa ser ensinado. As crianças são sensíveis e entendem muito bem quando lhes explicam que existem coleguinhas que não têm o que comer. Por isso é preciso que eles não desperdicem alimentos.
A sociedade precisa se mobilizar visando contribuir para diminuir a fome que atinge milhões de pessoas no mundo. No Brasil, apesar dos progressos, ainda tem muita gente na miséria e isto começa com a falta de comida na mesa. Portanto, não é justo que muitas crianças e também adultos ignorem esta realidade. Se cada um contribuir com alguma coisa e evitar o desperdício em sua casa e em sua vida, o problema começará a ser resolvido.
(Viver e saber. Novembro de 2011.)
O último parágrafo do texto: