Questão
2023
AVANÇASP
Prefeitura Municipal de Juquitiba (SP)
Diretor de Escola (Pref Juquitiba/SP)
2023
AVANÇASP
Prefeitura Municipal de Juquitiba (SP)
Professor de Educação Básica II - Educação Física (Pref Juquitiba/SP)
2023
AVANÇASP
Prefeitura Municipal de Juquitiba (SP)
Professor de Educação Básica II - Geografia (Pref Juquitiba/SP)
Academia-Brasileira2308946cc8a
Academia Brasileira de Letras define 'dorama’ como nova palavra do português

Termo é usado para séries produzidas na Ásia, em especial na Coreia do Sul e no Japão, e vem ganhando força no Brasil

A Academia Brasileira de Letras anunciou, nesta semana, a inclusão da palavra “dorama” no dicionário da língua portuguesa. O termo faz referência a séries produzidas na Ásia, que vêm ganhando força no Brasil em meio à emergência da cultura coreana. “Obra audiovisual de ficção em formato de série, produzida no leste e sudeste da Ásia, de gêneros e temas diversos, em geral com elenco local e no idioma do país de origem”, define o verbete criado para a nova palavra.

Na sequência, a ABL se aprofunda na explicação. “Os doramas foram criados no Japão na década de 1950 e se expandiram para outros países asiáticos, adquirindo características e marcas culturais próprias de cada território”, diz ainda o texto.

“Para identificar o país de origem, também são usadas denominações específicas, como, por exemplo, os estrangeirismos da língua inglesa J-drama para os doramas japoneses, K-drama para os coreanos, C-drama para os chineses.”

Alguns exemplos de doramas disponíveis no Brasil são “Love Alarm”, “Doona!” e “Uma Advogada Extraordinária”.

Folha de São Paulo. Disponível em <https://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2023/10/academia-brasileira-de-letras-define-doramacomo-nova-palavra-do-portugues.shtml> 

De acordo com o texto, a dicionarização da palavra “dorama”, pela Academia Brasileira de Letras, se justifica pela emergência da cultura coreana no país. Pelas características funcionais da palavra, no contexto “Os doramas foram criados no Japão na década de 1950 e se expandiram para outros países asiáticos”, verifica-se que a classe de palavras à qual o termo pertence é, portanto:
A
substantivo.
B
adjetivo.
C
verbo.
D
pronome.
E
advérbio.