Questão
2018
Instituto Acesso
Secretaria de Estado de Educação e Qualidade de Ensino do Amazonas
Professor Educação Especial - Sala de Recursos 20 Horas (SEDUC AM)
ASTRONOMIA-INDIGENA185b3e176b5
ASTRONOMIA INDÍGENA

[...] Os indígenas associavam as estações do ano e as fases da Lua com a biodiversidade local, para determinarem a época de plantio e da colheita [...]. Eles consideram que a melhor época para certas atividades, tais como a caça, o plantio e o corte de madeira, é perto da lua nova, pois perto da lua cheia os animais se tornam mais agitados devido ao aumento de luminosidade [...].

Germano Afonso. Astronomia indígena. Anais da 61a reunião anual da SBPC. Manaus, AM, jul. 2009.

"Devemos ressaltar o valor pedagógico do ensino da astronomia indígena para os alunos do ensino fundamental de todo o Brasil, por se tratar de uma astronomia baseada em elementos sensoriais (como as Plêiades e a Via Láctea), e não em elementos geométricos e abstratos, e também por fazer alusão a elementos da nossa natureza (sobretudo fauna e flore história, promovendo autoestima e valorização dos saberes antigos, salientando que as diferentes interpretações da mesma região do céu, feitas por diversas culturas, auxiliam na compreensão das diversidades culturais."

AFONSO, G.B., Etnoastronomia dal Brasile. Le Stelle, Roma, v. 19, pp. 84-86, 2004. https://espacoastrologico.org/a-astronomia-e-a-astrologia-no-brasil-indigena/

Assinale a alternativa correta:
A
Embora já tenha sido requerido, não existe cartilha bilíngue em português e na língua nativa, que trate do conhecimento astronômico.
B
Os conhecimentos indígenas, seja astronômicos ou agrícolas, não são aproveitados pelo "homem branco".
C
A proteção às terras indígenas serve apenas para evitar conflitos e impedir invasões. 
D
Os indígenas observam os movimentos do sol para determinar o meio dia solar, os pontos cardeais e as estações do ano.
E
Os conhecimentos astronômicos empíricos dos indígenas, relativos aos movimentos do Sol e da Lua, não são reconhecidos por nenhum historiador da ciência.