Questão
2013
SOLLER
Prefeitura Municipal de Ouroeste (SP)
Professor PEB II - Geografia (Pref Ouroeste/SP)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
24-outubro-1929-quinta127d0b1eb6b
Em 24 de outubro de 1929, a “quinta-feira negra”, a queda no valor da bolsa foi de um terço, e deu início a um longo período de dificuldades normalmente apontado como o princípio da Grande Depressão que assolou os Estados Unidos por toda a década de 1930. “A queda da bolsa em 1929 foi apenas um sintoma do quanto a economia norte-americana estava com problemas. Por mais que o governo dissesse que as bases da economia estavam sólidas, a crise começou a mostrar o que estava por vir por toda a década seguinte, foi um sinal dos problemas econômicos que eram marcantes”, explicou ao G1(g1.globo.com), o historiador Robert McElvaine, professor da Universidade Millsaps e autor do livro “A grande depressão”.

http://g1.globo.com/Sites/Especiais/Noticias/Adaptado.

São características marcantes desse período de depressão, exceto:
A
Forte especulação em um mercado sem nenhuma regulamentação e um mercado consumidor reduzido por conta da recuperação européia após a Primeira Guerra Mundial.
B
As intervenções do Banco Central estadunidense no mercado de ações contribuíram para a desvalorização dos preços das ações na Bolsa de Wall Street imputando sua queda.
C
O Brasil, como um país agrário que dependia dos mercados externos, foi duramente atingido pelo “crash” ou depressão norte-americana há quase oito décadas. De certa forma foi esta crise internacional que levou à queda nos preços do café, alterando o cenário político do país e trazendo Getúlio Vargas à cena nacional.
D
A sociedade norte-americana vivia um clima de euforia e de consumismo desenfreado, sem que o governo interviesse na economia.