Questão
2015
CONPASS
Prefeitura Municipal de Vista Serrana (PB)
Professor de História (Pref Vista Serrana/PB)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
10-maio-1775-Segundo127a85df535
“Em 10 de maio de 1775, o Segundo Congresso Continental, novamente reunido na Filadélfia, nomeou o fazendeiro George Washington, da Virgínia, como comandante-geral do exército revolucionário. [...] Uma comissão acabou por redigir o que veio a ser a Declaração de Independência, no dia 4 de julho de 1776. Thomas Jefferson deu forma final ao texto: ‘[...] estas colônias unidas são e de direito têm de ser Estados livres e independentes [...] e toda a ligação política entre elas e a Grã-Bretanha já está, e deve estar, totalmente dissolvida’.”

VAINFAS, Ronaldo; SANTOS, Georgina dos; FERREIRA, Jorge; FARIA, Sheila de Castro. História: Ensino Médio. São Paulo: Saraiva, v. 2, 2010. p. 50.

No contexto da independência das Treze Colônias da América do Norte, até o final do século XVIII, podemos afirmar:
A
Por exigência dos estados do sul, aprovou-se que os escravos seriam computados como parte da população desses estados, mas eles não teriam direito a voto, podendo votar, em geral, as mulheres e os homens livres.
B
Foi aprovada a Constituição dos Estados Unidos da América, estabelecendo um regime republicano presidencial e federalista, sem negar o direito dos estados membros da União terem suas próprias constituições.
C
Sem apoio de nenhum dos colonos, a metrópole teve que combater os revolucionários com ajuda de tropas francesas e espanholas, mas, sem sucesso, não conseguiram derrotar os rebeldes e, em contrapartida, não reconheceram a independência da colônia.
D
O novo país americano que se formava, com a independência das Treze Colônias, nesse momento, contou com um crescimento territorial vertiginoso, através da compra de territórios franceses e de guerras de conquistas de áreas espanholas e indígenas.
E
Logo após a independência, novos conflitos internos ganharam força desencadeando numa violenta guerra civil, entre estados sulistas contra os nortistas, motivados pela disputa do poder federal.