Olá, pessoal. Tudo certo? No artigo de hoje veremos a segunda e última parte do Resumo do IPVA p/ SEFAZ-ES.
Trataremos sobre a Lei 6.999/01 que dispõe sobre o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores – IPVA
Assuntos que serão abordados:
Sem mais delongas, vamos lá.
Iniciando o Resumo do IPVA p/ SEFAZ-ES, adentrando na Base de cálculo do IPVA (Art. 11).
Antes de vermos as hipóteses, conhecemos algumas regras gerais.
Incidência proporcional (Art. 11, §3º): a base de cálculo será considerada à razão de 1/12 por mês ou fração, contados desde o mês da ocorrência do fato gerador ou do evento motivador da cobrança do Imposto, até o encerramento do exercício fiscal.
Apuração da base de cálculo (Art. 11, §5º): irrelevante o estado de conservação do veículo
Redução da BC:
Agora vejamos as Hipóteses da BC do IPVA.
*O valor fixado pela autoridade aduaneira para a BC do I.I substituirá o preço declarado (Art. 11, §6º)
a) veículos aéreos: o fabricante e o modelo;
b) veículos aquáticos: a potência do motor, o comprimento, o tipo de casco e o ano de fabricação;
c) veículos terrestres: a marca, o modelo, a espécie e o ano de fabricação.
*As tabelas serão publicadas anualmente no mês de dezembro m valores expressos em Valor de Referência do Tesouro Estadual – VRTE (Art. 11, §1º):
Completando o aspecto quantitativo do IPVA, conheça as alíquotas (Art. 12)
I – 2%, para carros de passeio, de esporte e de corrida, camioneta de uso misto ou utilitário, aeronaves e embarcações;
II – 1% para:
Dando continuidade ao Resumo do IPVA p/ SEFAZ-ES, conheçamos as disposições sobre o pagamento do imposto. Comecemos por disposições gerais.
Efetivação do registro, licenciamento e transferência (Art. 18): somente se efetivará mediante comprovação de quitação integral do IPVA, ou de estar amparado por isenção, imunidade ou não-incidência.
Por fim, lembre-se que o IPVA é um imposto real, nesse sentido o Imposto é vinculado ao veículo e no caso de sua alienação, o comprovante do pagamento será transferido ao novo proprietário, para efeito de registro e averbação no órgão responsável pela matrícula, inscrição ou registro (art. 20)
O IPVA segue a sistemática de apuração comum (Art. 13).
IPVA a recolher = BC x alíquota
Entretanto, atente-se que no caso de veículos usados, a BC será divulgada em VRTE, assim o valor apurado deverá ser convertido em moeda nacional, mediante sua multiplicação pelo valor indexador utilizado nas tabelas vigentes à data do pagamento (Art. 13, §ú).
Local de pagamento (Art. 15): rede bancária autorizada
Forma de pagamento (Art. 16): para veículos usados leves poderá ser pago em cota única ou em 4 parcelas iguais e sucessivas.
Local em que o IPVA será devido (Art. 17): domicílio ou da residência do proprietário do veículo no Espírito Santo.
Vamos esquematizar as hipóteses de domicílio elencados na Lei.
E por que é importante saber o local se o IPVA é um imposto estadual? Simples, lembre-se que a parcela do município será de 50% da arrecadação dos veículos licenciados em seu território.
Vejamos o último tópico do Resumo do IPVA p/ SEFAZ-ES, a Administração do IPVA.
Fiscalização do IPVA (Art. 21):
Obviamente sabemos que ela recairá sobre todas as pessoas que estiverem obrigadas ao cumprimento das disposições da legislação do IPVA, inclusive aquelas que gozem de imunidade, não-incidência ou isenção (Art. 22)
Dados cadastrais de veículos terrestres (Art. 24): O DETRAN/ES deverá fornecer à SEFAZ, entretanto, por óbvio, não há impedimento para que a SEFAZ organize o seu próprio cadastro (Art. 24, §2º).
Sabemos que a falta de recolhimento do IPVA gerará ao sujeito passivo, além de juros de mora de 1% a.m (art. 27), penalidades (Art. 25), nesse sentido vamos conhecê-las de forma esquematizada:
Ainda, o imposto vencido e não pago no prazo poderá ser recolhido em até 10 parcelas iguais, mensais e consecutivas, nunca inferiores a 50% VRTEs, hipótese em que as multas serão acrescidas de 10% do valor do imposto devido (Art. 26-A).
Para finalizar o Resumo do IPVA p/ SEFAZ-ES, vejamos sobre o Procedimento de Cobrança do Imposto.
IPVA com natureza não contenciosa (Art. 29-A): É o crédito tributário decorrente do imposto vencido e não recolhido.
Pessoal, chegamos ao final do Resumo do IPVA para SEFAZ-ES. Espero que o artigo tenha sido efeito para seu aprendizado.
Ressaltamos mais uma vez a importância de resolução de questões para a absorção de conteúdo, nesse sentido não deixe treinar!
Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país.
Até mais e bons estudos!
Nova seleção terá oportunidades para técnico analista judiciário, ambos de nível superior O Tribunal Regional…
Banca definida para o novo concurso TRT RS! O Tribunal Regional do Trabalho do Rio…
Um novo concurso público para a Sanep (Serviço Autônomo de Saneamento de Pelotas) está confirmado…
Se você tinha medo de perder alguma informação importante, não se preocupe! Aqui você confere…
Cadernos de Reta Final de questões anteriores para o concurso ISS Rio Verde 2026: resolva…
Cadernos de Reta Final de questões anteriores para o concurso ISS Curitiba 2026: resolva questões…